terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Toy Story 3

Toy Story volta uma última vez aos cinemas para fechar uma trilogia que iniciou brilhantemente em meados da década de 1990. Tenho que dizer, foi uma ótima forma de encerrá-la.

Ao contrário do que aconteceu com a franquia Shrek, que desandou desde o segundo filme, e sua despedida terminou soando como uma tentativa forçada em ganhar mais alguns milhões na bilheteria, Toy Story 3 conseguiu abordar uma história totalmente diferente dos episódios anteriores, mostrando as tentativas de Woody em convencer Buzz e os outros de que Andy não tinha a intenção de jogá-los no lixo, e que precisavam voltar para casa antes que ele vá para a faculdade.

No entanto, algumas barreiras existiram. Entre elas, a presença de um urso (com cheiro de morango, que fique bem claro) líder dos brinquedos de uma creche, que governa com mão de ferro este pequeno mundo deles.

Sinceramente, não tenho muito o que falar mal do filme. O roteiro é brilhante e intercala de forma natural cenas engraçadas e momentos dramáticos, emocionantes e alguns até tensos, diga-se de passagem... Trilha sonora formidável, passeando por vários gêneros, do western americano ao tango argentino.
A direção e os efeitos visuais são outro trunfo nessa produção. A expressão de cada um dos brinquedos é mais real que muitas atuações de pessoas em carne e osso. É impressionante, na cena em que os brinquedos estão no lixão, as reações presentes nos rostos de cada um ao se depararem com uma situação com pouquíssimas chances de salvamento. Parabéns para a equipe de animação!


A dublagem completa esse trabalho excelente. Tanto Tom Hanks (Woody) quanto Tim Allen (Buzz), isso só para mencionar parte do elenco principal, conseguem trazer um nível de realismo que eu não vejo desde Kung Fu Panda. Cenas impagáveis são aquelas com o Buzz latino, chamando a Jessie para dançar no meio da fuga.

Não assisti ao filme dublado em português, mas pela minha experiência com Enrolados e a impressionante inflexão na voz de Luciano Huck, recomendo que assistam a Toy Story 3 (e a Enrolados, se vale a dica) no áudio original em inglês. Não vou me alongar nessa parte da dublagem, mas as dubladoras aqui no Brasil têm que parar de escolherem apresentadores de TV e comediantes para as dublagens do filme. Depois do Bussunda em Shrek, da equipe do Pânico em Asterix e os Vikings e do Luciano Huck em Enrolados, o que vem por aí? Faustão no próximo A Era do Gelo?

Enfim, devaneios à parte, Toy Story 3 é um filme que recebeu merecidamente a indicação ao Oscar de Melhor Filme esse ano, sendo a terceira animação a atingir esse feito. Não fica nem um pouco atrás de Up! ou de A Bela e a Fera, seus antecessores.

Como disse antes, Toy Story 3 conseguiu fechar de forma primorosa a trilogia que revolucionou a animação digital e trouxe a Pixar ao rol dos maiores estúdios de Hollywood. Espero que, como o primeiro, esse consiga trazer novos ares às animações digitais que são lançadas a cada ano em maior número.

 




*****Toy Story 3 (Toy Story 3, 2010) - 103min
Dirigido por Lee Unkrich. Escrito por John Lasseter e Andrew Stanton.
Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Michael Keaton, Ned Beatty.

3 comentários:

  1. Mais uma vez uma excelente resenha!

    Sou fã da Pixar e seus filmes divertidos mas que não são razos. Toy Story é um encantador reencontro com nossa infância e as boas lembranças que ela nos trás.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo elogio, cara!

    Realmente, nos últimos anos a Pixar superou bastante as animações da Disney, justamente pelo fato de abordarem histórias que não são óbvias e totalmente infantis.

    Os outros posts dos filmes indicados ao Oscar tão vindo! É só terminar de assisti-los =P

    ResponderExcluir
  3. Pixar superando Disney Victor ? como assim, se a disney comprou a pixar ? e os dois primeiros filmes foram feitos em parceria entre disney e pixar ? LOL

    ResponderExcluir