segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mestres do Violão: Jimmy Page


Antes de começar a falar sobre esse lendário artista, que às vezes pode ser visto em Copacabana, deixem eu elucidar por que decidi continuar com estes posts musicais.

Depois do post sobre Eric Clapton, o gostinho de quero mais era impossível de não aparecer. Assim, resolvi reviver meus DVDs e assistir a todos os grandes mestres da música, os verdadeiros responsáveis pela evolução sonora que passamos nos últimos anos, passando dos amplificadores valvulados, pelos sintetizadores e chegando aos PCs. E com o sentimento de que faltava citar muita gente para falar, resolvemos transformar estes posts em alguma forma de tributo ao legado imortal desses grandes músicos.

E agora sim, continuando com a série, apresento Sir James Patrick Page (isso mesmo, mais um Sir).

Page, um inglês do subúrbio de Londres, começou a tocar guitarra com 12 anos influenciado pelo Rock da época de James Burton (que tocava com Elvis) e Scotty Moore, os melhores tocadores de folks acústicos: Bert Jansch e John Renbourn e o sempre Blues de B.B.King.

Inicia sua carreira aos 14 anos na The Crusaders, onde de cara pegou gosto pelos estúdios musicais, que o levaria a deslanchar. Dizem até que aquele menino tem a mão, digo a palheta, em 60% das musicas de rock gravadas na Inglaterra entre 63 e 66. Com este marco, o garoto estava mais que pronto para realizar trabalhos como “Just like Eddie” dos Rolling Stones e assumir o lugar de Eric Clapton nos Yarbirds.

Mas apenas sua guitarra, John Bonham na bateria, John Paul Jones no baixo e teclado e Robert Plant no vocal que decolaria a lendário LED ZEPPELIN. A banda que incorporava tudo: Reggae, Soul, Folks e Jazz em um forte som de Rock.

Com a marca de mais de 300 milhões de cópias vendidas e como a única banda a colocar todos, isso mesmo, todos os seus álbuns no Top 10 da Billboard, só a morte de John Bonhan em 1980 para colocar fim na banda.

Ocasionalmente os outros integrantes da banda se reencontram em shows beneficentes, onde o filho de John, Jason Bonham, assume a batera do pai para acompanhar os outros já em idade de vovôs. E olha, o garoto tem que suar muito! Afinal o som de LED é imortal!

Para aqueles que querem conhecer o som de Jimmy Page vale muito investirem em uma coletânea do Led Zepplin com seus grandes sucessos. Da incansável “Stairway to Heaven”, que para muitos contem o melhor solo de guitarra da historia, as inspiradas no mundo da magia de “O Senhor dos Anéis” em "The Battle of Evermore" e até as preferidas dos fãs: “Black Dog” e “Rock and Roll”. E para os que querem se introduzir mais lentamente no mundo de Jimmy uma boa pedida é o DVD do álbum “No Quarter” que possui o mesmo nome.

Como foto, escolhi a miniatura do músico, que tenta o meu bolso todas as vezes que a vejo na Fnac, com a famosa guitarra de dois braços onde Jimmy toca no Earls Court “Stairway to Heaven” no show de 1975.

Para fechar, uma vez, não sei onde, ouvi que Robert Plant era o melhor músico do mundo, pois ele era o único capaz de se sobressair em uma banda que contém um dos melhores guitarristas do mundo e o melhor baterista de Rock de todos os tempos.

Ah! Em tempo, vejam o solo de John Bonham em “Moby Dick”, mas isso é um outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário