quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dengue: A nova desculpa para arrecadação de verba


Agora por lei, moradores que permitam a propagação de criadouros podem ser multados em até R$3.720,00. A nova lei ainda estipula punições a quem impedir a entrada dos agentes de controles de vetores e prevê a invasão das propriedades para fiscalização mesmo sem o consentimento ou a ciência do dono, nos caso em que o proprietário não estiver no local ou responder aos avisos prévios.

Pelo que diz a lei: “É proibida (...) a falta de assepsia adequada, armazenamento de lixo, entulho, dentre outros, que acumulem água, e que possibilitem a proliferação e criadouros do mosquito Aedes aegypti” Artigo terceiro da Lei 11.598.

Muito bem, vale a iniciativa na tentativa de conscientizar a população para o problema da proliferação de mosquito, mas porque não olham para o próprio umbigo, antes de punir o povo! O que são os depósitos de carro da prefeitura, obras desativadas, as redondezas das delegacias de polícia que acumulam carros batidos aos montes, lixões a céu aberto, terrenos baldios em posse do governo, obras inacabadas estocando material de antigas construções, canteiros de ruas com mato enorme? O que são esses locais se não grandes depósitos de armazenagem de lixo e entulho que propicie a proliferação do mosquito? Querem punir pelas garrafas e pratinhos de planta com água que um cidadão pode ter em seu terreno, o que é isso se comparado um lixão a céu aberto?

Francamente, não estamos nem citando a enorme quantidade de rios, lagos, lagoas e lacustres sobre a responsabilidade das prefeituras, estados e governo, que são tão poluídas para a existência de peixes que se tornaram verdadeiros criadores do mosquito, nem nos lembramos das áreas de várzeas dos rios que a cada chuva se enchem e não escoam por falta de obras de drenagem adequada. Querer criar uma multa para conscientização da população quanto à importância da assepsia ok! Mas fazer isso sem dar o exemplo é querer transformar a Dengue em uma indústria de dinheiro como fizeram com a das multas de transito.

Se acharem valido este tipo de fiscalização, e realmente acho valido, comecem fazendo pelos seus próprios depósitos e multem seus funcionários! Agora quero ver se acham cabível esta medida!

E como nunca é pouco, vale lembrar que ao aparecer os sintomas: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular, indisposição, enjôo, vomito e manchas vermelhas na pele. Se aparecerem estes sintomas procure um médico. Só ele pode receitar remédio, lembre-se que certos remédios podem agravar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário