domingo, 30 de janeiro de 2011

Mestres do Violão: Eric Clapton


Estava aqui só em minha nova casa, Porto Velho, preparando para atender ao pedido de um grande amigo, escrevendo um post sobre o Tesouro Direto, e resolvi colocar um DVD e ver um show enquanto escrevia. Sorteei então, ainda de dentro da caixa de mudança, aquele que considero como o melhor show do músico que por muitos é considerado um Deus. E achei um absurdo não ter seu nome publicado no post sobre mestres do violão. Então espero que ainda esteja em tempo.

Para muitos ele é considerado Deus, apelidado de SlowHand e com uma história de vida que se confunde com a evolução da música nos últimos anos - toda documentada em sua bibliografia.

Eric Patrick Clapton, inglês de Ripley, foi criado pelos avós e por sua mãe novinha, que acreditava ser sua irmã, apega-se ao violão dado por seu avô quanto tinha 13 anos e trabalhava como carteiro. 

Aprendeu sozinho, embalado pelo Blues da época, passou pelo Yardbirds, banda que relevaria Jeff Beck e Jimmy Page e ainda dividia espaço da casa de shows com a Banda iniciante Rolling Stones. Depois tocou nos Bluesbreakers que largou em 1966 para formar o Cream. A foto do post é desta época, pois parece que esta face de Clapton é pouco lembrada hoje em dia.

Amigo de Jimmy Hendrix, viciado em drogas e álcool, foi um dos poucos que conseguiu fazer sucesso com I shot the sheriff de Bob Marley, grande companheiro musical de BB King, tocou com JJ Cale, e acompanhou Stevie Ray Vaughan até sua morte, perdeu seu filho Conor de 4 anos ao cair da janela de um apartamento em NY, inspiração para compor a famosa “Tears in Heaven”.

O cara tocou de Gibson Les Paul a stratocaster da Fender, de Blues a Rock e é condecorado com o titulo de comandante da Ordem do Império Britânico. Criou e mantém o Crossroads Guitar Festival, que ocorre anualmente em São Francisco no mês de junho e onde até hoje pode se ver os grandes nomes da guitarra na atualidade. As rendas do show são destinadas ao combate ao uso de drogas.


Por fim, qualquer DVD que estampe o nome desse cara é um show garantido, inclusive as gravações do próprio Crossroads Guitar Festival, mas o show que me referi no início do post é o Eric Clapton Unplugged, onde ele arrasa no violão nos estúdios da MTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário