Fui intimado a escrever um post não relacionado a séries/filmes. Como acabei de ler esse livro, e ele é um dos mais fantásticos que eu já li sobre história, resolvi comentar por aqui.
Uma Breve História do Mundo conseguiu passar mais informação em suas 342 páginas do que muitos livros de 500 e tantas páginas poderiam sequer imaginar em transmitir.
Uma Breve História do Mundo conseguiu passar mais informação em suas 342 páginas do que muitos livros de 500 e tantas páginas poderiam sequer imaginar em transmitir.
O livro foi escrito por Geoffrey Blainey, historiador e professor da Univerdade de Harvard e da Universidade de Melbourne. Com sua escrita ágil e simples de entender, Blainey consegue passar por todos os momentos importantes da humanidade, desde a evolução para o homo sapiens e o início da ocupação mundial, saindo de sua terra natal, até o fim da 2ª Guerra Mundial e a corrida espacial enfrentada principalmente pelos EUA e pela então União Soviética.
Por sinal, os capítulos que contam os últimos dois séculos, mais ou menos a partir do capítulo 28, são sensacionais. Conseguimos perceber, ao longo do livro, como as mudanças passaram a acontecer de forma cada vez mais rápida na história, e isso fica perceptível até na dinâmica do texto com o avançar do tempo. Os trechos sobre as duas Guerras Mundiais são fascinantes, fica a vontade de buscar mais informações sobre esses dois eventos tão importantes.
Porém isso não tira o mérito dos capítulos iniciais. O capítulo 2 (que fala sobre o aumento do nível dos mares no início da civilização) é um dos meus favoritos, mostrando toda a importância de um evento global, como afetou a população na época e em que níveis o mundo era diferente do que é hoje.
O mais impressionante é que todos os assuntos estão explicados suficientemente bem. Digo "suficientemente" porque, é óbvio, não é possível contar dez mil anos de história em apenas um livro. Mas é suficiente porque te mostra o quão profunda e tão diversificada é a cultura mundial, e desperta a curiosidade para o leitor pesquisar em outros livros sobre os momentos que achou mais interessantes.
Portanto, para os que gostam de um bom livro, mas estão cansados de só ler sobre a próxima saga de livros infanto-juvenis que provavelmente vai ser adaptada para os cinemas ou para a TV antes de chegar no Brasil, fica aqui a dica.
Uma Breve História do Mundo
Geoffrey Blainey
Editora Fundamento
342 páginas
Eu já li este livro!
ResponderExcluirRecomendado!!!
Agora... este papo de em 342 páginas transmitiu mais que em 500 ... po, mas 342 também é muita página né?
Brincadeiras à parte... ótimo post!
:D
ResponderExcluirachei que era uma droga qdo li a sinopse(não a sua meu bem!)
mas agora que vc gostou, lerei tbm!
:D