quarta-feira, 17 de março de 2010

The Pacific - Part One

"Existem coisas que o homem faz que são decepcionantes para a alma. Uma coisa é conciliar isso com Deus, outra é conciliar com você mesmo."

Robert Leckie

Quando anunciaram que a mesma equipe que produziu Band of Brothers iria filmar uma nova série sobre a 2ª Guerra Mundial, tive receio de ver uma tentativa de repetir todas as excelentes ideias da série de 2001 e, com isso, posicionar The Pacific como uma mera cópia de um dos produtos mais brilhantes da TV americana. Felizmente estava enganado.

The Pacific conta a história de três fuzileiros navais americanos - Robert Leckie, John Balisone e Eugene Sledge - e seus companheiros de tropa, que atuaram nas operações do Pacífico durante a 2ª Guerra Mundial. A história começa, em seu primeiro episódio, com o desembarque dos fuzileiros nas praias de Guadalcanal, considerada a primeira grande ofensiva dos países aliados contra o império japonês.

Todos os aspectos técnicos foram feitos com uma perfeição inimaginável. Figurino, som, efeitos, edição, tudo é de tirar o fôlego. É claro que isso já era o esperado, uma vez que trata-se de uma série da HBO (famosa por suas produções de qualidade) produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, dois cineastas de altíssimo escalão. A trilha sonora encabeçada por Hans Zimmer (Sherlock Holmes) é excelente, e conseguiu acompanhar a impressionante abertura da série com estilo.

Porém, são inevitáveis as comparações com Band of Brothers, já que são séries com o mesmo tema principal e são produzidas pela mesma equipe. Por isso, considero que o primeiro episódio da série de 2001 foi mais bem-sucedido em apresentar seus personagens principais que a atual.

Afinal, a personagem principal de Band of Brothers é a Easy Company, e de início temos a oportunidade de perceber como é forte a união e o relacionamento entre os militares daquela companhia, sem apresentar uma única batalha. Essa profundidade dos personagens não foi muito satisfatória no episódio inicial de The Pacific. Aqui, a minissérie já inicia com as lutas de Guadalcanal, e tem pouco tempo para apresentar seus personagens apropriadamente.

Apesar dos (pequenos, devo dizer) contratempos, preciso registrar que The Pacific é, assim como Band of Brothers, uma baita aula de história (óbvio, sempre vendo o lado dos americanos), o que a torna não apenas um ótimo programa de entretenimento, mas também uma forma de apresentar para a nova geração um dos períodos mais turbulentos da história contemporânea.

Vale cada minuto, com certeza.

Um comentário:

  1. Bem... acabo de assistir o primeiro episódio.

    Realmente me parece que será uma série interessante. Pelo menos me convenceu a assistir o segundo episódio (isso nem é tão comum!).

    Agora discordo da parte de que teremos uma boa aula de história. Nitidamente será parcial DEMAIS para poder aceitar como sendo história.

    Mas... vamos conferir! Parece um ótimo passa tempo!!!

    ResponderExcluir