terça-feira, 23 de março de 2010

Invisibilidade 3D


Finalmente quebramos a barreira do 2D. Quem me vê falando isso até parece que estou querendo discutir o assunto do cinema 3D ou dos monitores capazes de reproduzir as imagens de alguns sites e efeitos de alguns games para a terceira dimensão. Mas não é isso que quero discutir aqui. Para quem não sabe a capa de invisibilidade é discutida faz tempos e quem surgiu com a idéia original, bom acredito que ninguém saiba.

As capas de invisibilidade tem referências na mitologia grega e nórdica, por exemplo. Mas, o mais importante, o que quero dizer com o tal 3D no meio do título?! Eu me recordo de quando entrei na faculdade surgiu a notícia da primeira experiência (divulgada =p) sobre o sucesso de tornar um objeto invisível em um universo 2D. A idéia era simples. Temos duas possibilidades iniciais: a de projetar o que está atrás do objeto para frente dele ou contornar o objeto como se ele não estivesse ali.

Vocês realmente acreditam que a idéia de projetar seria a melhor? Bom, com meus humildes conhecimentos da ciência acredito que é só uma forma de tentar contornar o problema, mas imagine que quando você deseja invisibilidade, o desejo é 360 graus em 3D para todas as direções possíveis! Não preciso dizer que a segunda idéia vingou e isso foi 2006. Foram precisos 4 anos para que finalmente conseguíssimos uma invisibilidade 3D. Foi divulgado semana passada na revista Science de Londres que tornaram um pedaço de ouro completamente invisível.

Foi provado faz alguns anos que não há como realizar uma invibilidade perfeita. Acredito que pelo menos com o que temos de materiais hoje e a física conhecida atualmente. Para tornar tudo isso possível surgiram os metamateriais, materiais construídos em laboratórios com incríveis propriedades. Tem como imaginar que os metamateriais tem índice de refração negativa?! Não sabe o que é isso? Imagina enviar um raio de luz num material plano e ele simplesmente querer voltar ao eixo perpendicular ao plano. Estranho neh?! Mas isso acontece. A idéia principal hoje em dia é fazer com que a luz possa percorrer envolvendo um material. Se pensa que a construção de uma capa seria impossível, mude de idéia porque é completamente aceitável. O único problema nisso é que como os metamateriais ainda são metais, eles perdem luz no meio do caminho fazendo com que o objeto roube luz em volta e se torne meio fosco.

A partir de agora é esperar para ver a possibilidade de "sneak around" enquanto admira as produções de Harry Potter e Stargate =) Mas não dou 5 anos para conseguirem tornar invisíveis materiais de cm de diâmetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário