sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Aprendiz de Feiticeiro

Só fui ver esse filme alguns dias atrás, por isso o post meio aleatório (o filme foi lançado no Brasil em agosto do ano passado).

Antes de começar o post propriamente dito, uma pergunta: alguém nunca viu o curta da Disney Aprendiz de Feiticeiro? Ele foi um curta desenvolvido em 1940 e que apareceu pela primeira vez no filme Fantasia, criado por Walt Disney. O filme reúne diversos curtas em desenho animado, e os coloca ao som de música clássica.

O trecho Aprendiz de Feiticeiro conta a história de um jovem aprendiz (Mickey), que para poupar trabalho resolve "pegar emprestado" o chapéu de seu mestre, e termina se encontrando em várias confusões. Confira aqui o vídeo:


Bem, com essa introdução feita, vamos ao filme.


O Aprendiz de Feiticeiro transforma o curta de 1940 em um longa live action. Com a mesma premissa do desenho animado, conta a história de um garoto chamado Dave (Jay Baruchel, Como Treinar Seu Dragão), que descobre que é um poderoso feiticeiro. A partir daí, Dave começa seu treinamento com Balthazar (Nicholas Cage, Vício Frenético), com o objetivo de destruir de uma vez por todas a poderosa bruxa Morgana.

O filme repete a dobradinha que deu muito certo na trilogia Piratas do Caribe: direção de Jon Turteltaub e produção de Jerry Bruckheimer. O filme segue a mesma tendência dos filmes de Jack Sparrow: narração leve, ágil e divertida.

Como todo blockbuster que se preze, os efeitos especiais são destaque na projeção. A águia gigante de aço, a transformação do festival em um dragão de verdade, os feitiços conjurados ou a cena em que Balthazar e Dave estão dentro do espelho são todas muito bem trabalhadas. Sem falar numa das cenas mais marcantes do filme, a que faz uma referência óbvia ao curta de Fantasia, onde os inúmeros esfregões, esponjas, baldes e outros utensílios de limpeza adquirem vida própria e começam a andar pelo laboratório.

O elenco faz um bom trabalho. Não é nada excelente, mas Nicholas Cage parece que conseguiu sair daquela sua fase negra que começou logo depois de O Senhor das Armas e foi até antes de Vício Frenético. Em seus últimos filmes (O Aprendiz de Feiticeiro, Kick-Ass e Vício Frenético) ele apresenta boas atuações (e até uma excelente, como em Vício Frenético), e espero que continue assim nos seus próximos filmes. Jay Baruchel faz aquele típico nerd engraçadinho, e Alfred Molina faz o super vilão que só quer saber de correr atrás do mocinho, papéis bem clichês que são vistos frequentemente por aí, então não vejo muito destaque nisso.

Gostei muito da trilha sonora, orquestrada por Trevor Rabin, é bem competente e ilustra, assim como Hans Zimmer na trilogia Piratas do Caribe, toda a leveza e o tom divertido dado ao filme. As músicas cantadas no filme também são muito boas, principalmente Secrets, do OneRepublic, que é tocada diversas vezes, incluindo a cena com as bobinas de tesla, com Dave e Becky no laboratório. (Por sinal, músicas em bobinas de tesla são muito legais. confira aqui um exemplo, com o tema da série de Sci-Fi inglesa Doctor Who, ou esse, com o tema de 2001: Uma Odisséia no Espaço.)

Por fim, esse não é nenhum filme que seja digno de um Oscar, mas vale a pena assisti-lo no fim de semana com um balde de pipoca em mãos.

O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice, 2010) - 109min
Dirigido por Jon Turteltaub. Escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal.
Elenco: Nicholas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Teresa Palmer.

Um comentário:

  1. Rsrsrs!! Os desenhos originais do Walt Disney são fenomenais! E a Trilhas eram muito boas!! MAs os desenhos do pateta são os melhores!

    ResponderExcluir