quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como entender gráficos de ações?


Agora que entendemos como ocorre a negociação na bolsa e como é a formação dos preços de abertura, fechamento, máximo e mínimo, fica muito mais simples entender os gráficos. Se por acaso não sabe do que eu estou falando, veja o post Como entender o Book de oferta.

Para facilitar, assuma no principio que sempre iremos tratar de gráficos diários, ou seja, o preço de abertura é a primeira negociação do dia, o d e fechamento é a ultima negociação do dia, o máximo é o preço mais caro negociado naquele dia e a mínima é o mais baixo do mesmo dia.

Agora sim, estamos pronto para irmos aos gráficos...


Basicamente, temos 3 tipos de gráficos: linha, barras e candle.

Gráfico em linha: Como o nome mesmo diz, ele é formado por uma linha, e nos mostra apenas um preço por período. Como default, mostra o preço de fechamento. Repare que pode ser feito com qualquer um dos preços, porem não são muito utilizados. 


Esse gráfico ao lado é um gráfico em linha da ação PETR4 (ação do exemplo do post passado sobre o Book de Oferta) e ela nos mostra dia a dia em que valor a ação fechou. Assim esse gráfico é formado, simplesmente marcando o preço de fechamento de todos os dias e ligando eles. Repare que necessariamente não teve negociação em todos os pontos da curva!

Abaixo do gráfico, como de praxe - pode ir se acostumando a ver e falar nele - é apenas um gráfico mostrando o volume de negociação por dia. (paremos por aqui quanto ao volume, deixaremos para mais tarde esse papo, pois é de fundamental importância para analise técnica).



Gráfico em barras: Neste gráfico, cada dia de negociação é formado por uma linha vertical, que vai do ponto mais baixo, preço de mínimo e vai até o ponto mais alto, preço de máximo. Além disso, marca-se com um traço horizontal à esquerda o preço de abertura e um traço horizontal à direita o fechamento. Ih,.. Complicou? Calma! Na prática é bem simples. Veja a exemplo ao lado.

Repare que este gráfico é bem mais completo, pois ele mostra a amplitude da variação de preço todos os dias – isso nos dá uma boa noção do nervosismo do mercado. À primeira vista, parece mais difícil de entender, mas com prática se torna bem melhor de ser usado. E abaixo, mais uma vez vemos o gráfico de volume diário.


Gráfico em candle: Este gráfico, sem dúvida nenhuma, é o mais adotado no Brasil. Ele, similar ao gráfico em barras – muito utilizado no EUA, apresenta a informação completa dos 4 preços principais: abertura, máximo, mínimo e fechamento. Como o próprio nome sugere este gráfico se parece com uma vela, mas com dois pavios, um na parte superior e outro na parte inferior do corpo. O pavio superior indica a máxima, assim como o pavio inferior indica a mínima. O corpo terá em suas extremidades a abertura e o fechamento, mas para identificar qual é qual se torna necessário ver o preenchimento do corpo. Adota-se como de costume o corpo vazio (branco ou verde) como dia de alta, assim a abertura é a parte inferior do corpo e o fechamento é a parte superior do corpo. Caso seja preto (ou vermelho, ou azul) é sinal que o dia foi de queda, então a abertura deve estar acima do fechamento.


Vejamos a figura ao lado.


Depois de um pouco de prática, com certeza este tipo de gráfico é o que torna a interpretação dos dados mais intuitivos. Uma desvantagem deste tipo de gráfico é que por ele ser meio gordinho, fica difícil ver na tela longos períodos como, por exemplo, 2 anos. Mas dificilmente você precisará de períodos maiores do que isso para realizar suas análises.

Um bom site para ter acesso aos preços, gráficos e dados de ações da bolsa brasileira de graça é o ADVFN. Crie uma conta no módulo gratuito mesmo e terá acesso às cotações com um atraso de 5 minutos mais ou menos.

Calma, sim, sim, sim, dá para investir apenas usando os gráficos da ADVFN, isso dependerá de que tipo de investidor você quer ser. Mas quando ele não for o suficiente, posso indicar serviços bem melhores, que são pagos, mas não tão caros assim. E certamente, sua corretora oferecerá algo razoável para fazer seus investimentos.

Um comentário:

  1. Por favor, eu gostaria de conhecer estes serviços que você citou e que são muito melhores do que ADVFN e ainda mais baratos. Se puder, envie-me por email, ficarei muito grato!

    Obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir