domingo, 16 de janeiro de 2011

Chaos and Creation at Abbey Road


Definitivamente Paul McCartney é um dos artistas que eu mais admiro no mundo da música. Não só ele sabe se manter no topo da carreira com qualidade por mais de meio século, como ele é a personificação da expressão "banda de um homem só". E isso ele prova com maestria no show Chaos & Creation at Abbey Road, gravado pelo canal americano PBS em 28 de julho de 2005.

Ok, ok, sei que 2005 é pré-história, "interneticamente" falando (venhamos e convenhamos, o twitter nem existia nessa época, e o facebook ainda era um bebê de meros 18 meses de vida, e ainda não era aberto ao público), mas eu revi esse show há alguns dias e fiquei fascinado, novamente, com a perfeição que foi esse programa.

Com uma platéia muito menor que os tradicionais mega-espetáculos que vemos por aí, Paul McCartney reúne seus maiores sucessos da época dos Beatles com algumas músicas do então novo CD, "Chaos and Creation in the Backyard", e outras versões covers de grandes artistas, como Elvis. O mais perfeito no show é que a banda inteira é composta por Paul McCartney. Em outras palavras, ele passeia pelo palco, apresentando alguns instrumentos do seu acervo pessoal e explicando como eles eram usados em algumas músicas que com certeza são clássicos, como Strawberry Fields Forever e Blackbird. Além disso, conta diversas histórias sobre como as canções foram compostas, de onde vieram as inspirações, o que só acrescenta minha fascinação pelo artista.

Achei no Youtube esse show inteiro, para quem ainda não viu. Vale a pena, é uma obra prima. Em um ano com uma péssima safra de músicas, como bem lembra o Update or Die, é muito bom relembrar que ainda existem artistas dispostos a produzirem músicas de qualidade.

Confira aqui uma pequena palhinha do show. Nesse trecho, ele monta uma música inteira, compondo tanto letra quanto música na hora, e tocando todos os instrumentos: bateria, piano, baixo e dois trechos de guitarra. Simplesmente perfeito.



Para assistir o show na íntegra, seguem os links:


Não vi esse show para comprar em DVD, se alguém souber onde está vendendo me avisem!

3 comentários:

  1. Esse é um dos artistas que certamente vale pagar o preço que for para assistir um show na vida!

    ResponderExcluir
  2. Victor,

    Sabia que você ia postar sobre ele!

    Realmente vale dar uma conferida.

    Com relação a pagar para ir a algum show... bem... é meio caro né? Ainda escolho ver na Internet... rs

    ResponderExcluir
  3. Se eu tivesse com grana na época em que tava vendendo ingresso pro show dele, com certeza eu teria pago!

    Têm shows que vale muito a pena assistir ao vivo!

    ResponderExcluir