quinta-feira, 29 de abril de 2010
Site Bem Interessante
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Avatar - e não é o do James Cameron!
terça-feira, 27 de abril de 2010
Urbanização Carioca

Antes de iniciar, por gentileza veja o vídeo abaixo:
Creio que qualquer carioca se orgulha do vídeo, mas agora vamos voltar à realidade...
Dado o caos instalado em nossa cidade causado por incompetência de nossos gestores e auxiliado por esse clima caótico instaurado no mundo, paramos e pensamos: Estamos realmente progredindo?
Não é mais surpresa a ninguém, ou não deveria ser a total precariedade da infra-estrutura em todas as partes de nossa cidade, onde faltam: saneamento básico, distribuição de energia, transporte público, distribuição de água, segurança e etc. Então, até que ponto favela bairros são eficiente? Vale apena pagar por eles?
Creio que a maioria dos problemas é decorrência da falta de planejamento em todos os níveis de gestores, faltam planejamentos de longo, médio e curto prazo. Faltam metas, objetivos, check points, tudo que qualquer cadeira de planejamento, gestão de projetos ou similares pregam...
Nossa cidade vem se apresentando no quadro “Se vira nos 30” - quadro do programa do Faustão aos domingos da rede Globo – dia após dia, ano após ano, governo após governo. Vivemos em operações tapa buracos em todos os setores do governo. Cadê o planejamento? Manutenção não pode ser encarada como nada alem da atividade cotidiana de qualquer órgão público.
Como podemos assistir a esse show de contra tempos diários na cidade: Faltam médicos nos Hospitais, mas os que estão lá não têm condições de trabalhar, faltam leitos nos hospitais, quantas notícias de baleados, bala perdida, assalto, seqüestro, assassinato, roubo, desvio de verba, teremos de assistir? E que medidas foram tomadas para evitar?
Não podemos ser passivos, coniventes ou mesmo achar que é normal faltar escola, hospital, luz, água para qualquer classe da população. Assistir ao jornal e se acostumar a ver assaltos, roubos e seqüestros. Isso irá nos matar!
Nossa cidade precisa ler um livro desses de auto-ajuda, desses a venda até em bancas de jornal, que mostram como dar um rumo às vidas desviadas. Nossa cidade é uma vida quase perdida! Não disso se perdida, porque não posso assumir que devemos desistir.
Imaginar onde você quer estar em 20 anos? E 10 anos? E 5 anos? Quais são seus objetivos, estabeleça metas, estabeleça objetivos menores, subdivida grandes objetivos em tarefas simples, faça um cronograma, crie pontos de checagem, crie índices para avaliar o desempenho. Deveria ser cotidiano para o governo, seguido a risca, independente do da bandeira política erguida por aquele governante. Deveria ainda, ser publicado a transparentemente a todos da população pela internet. Não vejo outra maneira de fazer a cidade evoluir.
Cresci ouvindo meu pai repetir: “Para quem não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve!”, e é isso que estamos fazendo, navegando a deriva, e aonde chegaremos?
Para terminar o desabafo, vou deixar um vídeo bem interessante para pensarmos sobre planejamento de uma cidade.
Com certeza, planejar em um jogo está em um nível de complexidade bem diferente de planejar o Rio de Janeiro, mas serve de motivação.
domingo, 25 de abril de 2010
Popurri sobre Tecnologia
Primeiramente não tinha como eu começar a falar de tecnologia sem citar o Google certo? E o que temos sobre a Google? Então, vocês souberam sobre a tentativa de invasão ao Google? Claro que pensando assim deve ser óbvio que o Google lida com Bilhões de ataques diários, mas houve um ataque ao sistema de senhas. Começou a ficar preocupado certo? Mas não se preocupem. O Google comunicou que o sistema de senhas "Sign On" (nome dado ao sistema de logon da Google que é integrado a vários sites da marca) não teve dados roubados, porém é considerado que houve roubo de propriedade intelectual da empresa. Sendo assim, a Google está aumentando a segurança no seus sistemas.
Continuando com a Google em assunto. E sobre a Google TV? Já ouviu falar? Nem tantas pessoas ouviram sobre tal fato, mas já saiu em alguns jornais. Um contrato da Google com a Sony e a Intel parece que está em andamento para o lançamento da Google TV. Nada melhor do que as melhores empresas. Provavelmente teremos um controle remoto integrado a um teclado wi-fi e uma conexão wi-fi embutida também. A idéia ainda está meio nebulosa pra mim. Eles não querem que isso vire um novo computador, o que não faria sentido, então sobre a busca? A idéia deles dizem que é "o conteúdo vir para o usuário". Mas e aí? Além das redes sociais que ajudarão na divulgação de conhecimento e no sistema da Google de saber nossas preferências, não sei ainda como pretendem melhorar isso. De qualquer forma, o Brasil está cotado para ser um dos países a receber as primeiras versões dessa nova tecnologia. Tomara que nossa qualidade de internet aumente até lá também para que não tenhamos que ficar com o buffer carregando no meio do vídeo =p
Mais comentários sobre TV. E o lançamento das TVs 3D no Brasil? Elas irão acontecer agora no segundo semestre! Já estão a venda nos países como Japão e Estados Unidos, novidade neh!? =p Mas tipo, os preços parecem que irão variar de 7k a 15k! Sinceramente, eu quero muito ter uma TV dessas, mas não acho que deva valer a pena o custo/benefício no lançamento e ainda mais que o produto é uma versão inicial! Com isso empresas já planejam o lançamento de Blue-rays com tecnologia 3D integrada no Brasil.
Uma novidade agora, quem não abre aquele bando de abas nos navegadores só pra poder visualizar um google maps, ver notícias do Google News ou ver o seu twitter/facebook. Bom, essas abas simplesmente vão ocupando a memória do nosso pc. Eu percebo isso facilmente abrindo novas abas no Google Chrome. Infelizmente, não vejo possibilidade de resolver isso no Chrome, mas alguns programadores criaram uma solução para melhorar o desempenho e facilitar a nossa vida de muitas abas para os navegadores Firefox e IE. Além disso, é tudo integrado. Basta selecionar o que vc busca e na barra vertical lateral já faz a busca com o texto selecionado! Acesse o site e baixe: http://www.vysr.com/
O que mais posso falar? Bom, como esperado o Windows Seven, o que sou usuário em 2 notebooks, está sendo muito mais utilizado no mundo, sendo que 10% dos computadores do mundo já utilizam o último sistema operacional lançado pela Microsoft. Depois da infelicidade no lançamento do Windows Vista, a Microsoft recebe seus lucros nas vendas do novo sistema operacional tendo tido um crescimento de 35% só pelas vendas do W7.
Vou parar por aqui porque a outra novidade que eu tenho, eu não quero falar =p Afinal, só temos coisas boas aqui, mas pra quem quiser busque sobre Facebook e Hacker. Eu uso o Facebook e acho super seguro, então não vou postar sobre esse assunto. Abraços e até a próxima!
terça-feira, 20 de abril de 2010
Kings
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Chuck

Na verdade, são poucas as séries atuais que possuem o mesmo nível que Chuck. Em sua primeira temporada, conhecemos aos poucos a história de Chuck Bartowski, técnico de informática que trabalha em uma loja de departamento em Burbank, CA. Ele foi expulso de Stanford por causa de seu então melhor amigo, Bryce Larkin. Um belo dia, Chuck recebe um e-mail de Bryce com inúmeras imagens aparentemente aleatórias e seu cérebro se transforma em um computador ambulante de uma hora para a outra.
A verdade é que Bryce era um agente corrupto da CIA, roubou toda a informação de um supercomputador de uma força-tarefa entre CIA e NSA (Agência de Segurança Nacional americana) e enviou para o Chuck, esperando que a informação ficasse segura. Não é preciso dizer que a partir daí, vários espiões de diversas agências americanas correm atrás desse cara, e a vida de Chuck, até então totalmente entediante, vira de cabeça pra baixo com a intromissão do governo dos EUA e a sua introdução ao mundo da espionagem.
Como podem ver, é uma série totalmente nonsense. Ela não é para ser levada a sério, até porque os roteiristas nem se preocupam em tornar o relacionamento de Chuck com a CIA e a NSA factível. O objetivo é mostrar de forma divertida como seria se uma pessoa normal, do nada, descobrisse que tudo à sua volta é um produto de diversas disputas entre terroristas, agências de inteligência e espiões internacionais a la James Bond, ao mesmo tempo em que tem que enfrentar discussões com sua irmã, seu cunhado, seu melhor amigo e os outros funcionários da Buy More.
Com uma atuação formidável de todo o elenco, desde Chuck (Zachary Levi) e Sarah (Yvonne Strahovski)até os coadjuvantes Morgan (Joshua Gomez) e Lester (Vik Sahay), a série me impressionou desde o primeiro minuto, e terminei assistindo a todos os episódios em pouquíssimo tempo.
Para quem não acompanhou a série até a terceira temporada, mais precisamente no episódio 03x13, pare aqui. Os próximos parágrafos contam sobre acontecimentos da segunda e terceira temporadas, e podem conter alguns spoilers.
Após uma segunda temporada em que Chuck vê sua família cada vez mais envolvida nos problemas com a CIA e a NSA, temos aquele season finale fantástico, bem estilo Matrix, em que Chuck começa a sua real trajetória como um espião do governo dos EUA.
Com esse episódio, por sinal, a série foi renovada para uma terceira temporada, com apenas 13 episódios. No entanto, tendo um episódio melhor que o outro, beirando o nível da perfeição em praticamente todos eles, Chuck conseguiu mais 6 episódios para a conclusão dessa terceira temporada.
Essa temporada, por sinal, mudou radicalmente a vida de Chuck. Começando seis meses após a season finale, Chuck agora já é um quase-espião, com um treinamento básico, mas suas emoções o impedem de conseguir ativar o Intersect de maneira efetiva, e ao longo dos 13 primeiros episódios, ele tem que treinar a forma de obter os flashes, para conseguir finalmente o seu emprego como espião internacional. Junte isso ao relacionamento mais que conturbado com a Sarah, a sua amizade com Morgan ameaçada e a vida de Ellie e Awesome em perigo toda hora, e temos uma bagunça generalizada na vida do cara.
Considero que o 13° episódio foi perfeito, em todos os sentidos. Ele poderia muito bem ter sido um season finale e, ouso dizer, até um series finale excelente para a série, porque amarra muito bem todas as principais tramas da série e coloca um ótimo final para essa primeira fase da vida de espião de Chuck. Agora vamos esperar por missões muito mais perigosas e desafiadoras para a equipe, ao mesmo tempo tensas e hilárias, com a participação inesperada de Morgan no Team Bartowski.
Esperando ansiosamente para o dia 25, data da volta da série!
sexta-feira, 9 de abril de 2010
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Qual a TV ideal para minha sala?

A copa ta chegando, as dívidas de Natal estão se acabando e logo as novas TV’s LCD, LED, e etc nos sobem a cabeça. Seria legal comprar uma, não seria? Pois então, qual tamanho você deve comprar? A já sei, vai comprar o maior tamanho que seu salário puder comprar!
Para você não ter que colocar a TV na sala e sentar na cozinha para poder assistir, existe uma regrinha básica bem legal para dimensionar a TV ideal para você.
Então vamos lá, para calcular a distância ideal para a TV que você está comprando, a matemática é simples. Elas devem ficar entre 1,6 e 2,4 vezes o tamanho diagonal da tela.
Matemática não é com você? Vamos para o exemplo.
Quero comprar uma TV de 40”.
Distancia mínima: D= 40 pol x 2,54 pol/cm x 1,6 = 1,62 m
Distancia máxima: D= 40 pol x 2,54pol/cm x 2m4 = 2,43m
Então se a da onde você pretende colocar sua TV dista do encosto do sofá algo entre esses dois valores, a TV de 40 pol. está de bom tamanho.
Mas será que devo comprar uma full HD? Convencional? Não vou jogar dinheiro fora? Para isso, basta olhar no gráfico abaixo. Procure pela distancia disponível em sua sala e pelo tamanho de TV que você quer compra e assim veja a necessidade da resolução da tela.

Como pode reparar, sempre existe mais de um tamanho que atende para a mesma distancia. Agora sim quem manda é o seu bolso.
Continuando com a chuva, vou chover no molhado!
Estou para escrever ao O Globo sobre essa matéria há diversos dias, mas evitei, pois poderia escrevê-la de maneira indecorosa ou arrogante. Mas a cena que vi hoje foi a gota d’água. O que motivou-me a escrever sem meias palavras.
Então, gostaria de agradecer ao irresponsável que fez a obra da ciclovia na Rua Vereador Alceu de Carvalho (Rua do canal do rio morto), no recreio dos Bandeirantes. Essa rua liga vargem pequena, vargem grande, Avenida das Américas e a praia.
Tenho certeza que a obra foi realizada com a melhor das intenções: facilitar o deslocamento dos trabalhadores e dos banhistas nos finais de semana levando-os até a praia. Porem quem avaliou o projeto deveria ter lutado pela realização da obra dentro das normas previstas, atendendo as recomendações das NBR, DNIT e BS (Bom Senso).
Não vou nem me ater ao fato de que a calçada não respeita praticamente nenhuma conduta quando a largura mínima, distância dos postes até a rua, inclinação para escoamento das águas e acesso aos cadeirantes. Mas o mínimo que deveria ser levado em consideração eram as condições de drenagem da pista.
A fim de explicar melhor a falha, fiz alguns desenhos em caráter ilustrativo. Anteriormente a obra, figura 01, a água escoava sobre o pavimento e saia pelas laterais, sabemos que é uma condição precária, porem era aceitável.
Na figura 02, podemos ver como ficou depois da obra. Nada a respeito da drenagem foi considerado, apenas colocaram um meio fio junto ao final da pista. Não foram feitos bueiros, bocas de lobo, nem ao menos uma misera sarjeta. Como conseqüência, a chuva toda que antes escoava para a grama, agora ficava em bolsões sobre a pista de rolagem, que alem de diminuir a vida útil do asfalto e dificultar o tráfego durante as chuvas obrigou a água infiltrar-se na junção mal feita entre o meio fio e pavimento.

Figura 02
Sendo assim, como mostra a figura 03, toda a água conduzida por um mesmo local, acarretando na criação de um bolsão água no solo inferior a pista, minando por completo a estabilidade da encosta.

Figura 03
E como conseqüência da obra executada, após algumas chuvas, a figura 04 mostrará o que ocorreu.

Figura 04
Por sorte, no momento do ocorrido ninguém passava no local, pois o mais provável seria se romper quando estivesse submetido a um carregamento, ou seja, quando um carro ou caminhão estivesse passando sobre a cratera.
Por fim, a obra que ecomonizou alguns metros cúbicos de concreto não fazendo uma sarjeta descente, agora deveria que arcar com contenção da encosta, novo aterro, nova estabilização e nova pavimentação. E quem pagará essa conta? O responsável?
Sabem por que obras de drenagem não são feitas? Pelo mesmo motivo que as obras de saneamento básico são deixadas de lado. Elas não são obras eleitoreiras: gastasse milhões nas obras de infra-estrutura e depois se enterra.
Obras de infra-estrutura são lembradas apenas quando não funcionam, ruas enchem, falta-se água, esgoto e luz.
O Rio de Janeiro antes de PAC, PAC 2, PAN, COPA precisa de muitas obras “invisíveis”.
Nova moda: Intervalado de Chuva
Aproveitando a deixa do nosso querido gordinho sobre a chuva, vou falar sobre uma novidade que vi (e sofri) hoje aqui em Vila Isabel.

Leia Mais...
A novidade é essa brincadeira de ficar alternando em intervalos curtos chuva, sol e muito vento. Parece até treinamento físico de intervalado: 5 minutos de chuva, 5 de sol e 10 de rajadas de vento uivantes!
Numa dessas eu vou sair e pego o óculos de sol e o guarda-chuva, aí vira o meu pai e fala "Tu tá de brincadeira, né?". Fiquei com cara de idiota (eu sei, essa cara é a minha de sempre). Mas o pior é que eu nem me lembrei de olhar o relógio.
Não preciso dizer o porque do "sofri" lá em cima. Como eu não tinha olhado o relógio,não vi que faltava menos de 1 minuto para a próxima chuva, e também, não reparei que o camarada Vento estava começando a cansar no seu exercício e ficava um pouco para trás. O que aconteceu? Peguei um vento que quase me tirou do chão e uma chuva, que por causa do vento, veio de todos os lados!
Bom, esse foi mais um post de leitura rápida! Até.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Acreditem: Ontem eu fui do Recreio a Urca e voltei!

terça-feira, 6 de abril de 2010
Liderança

Max Gehringer

CBN - A rádio que toca notícia - Max Gehringer
sábado, 3 de abril de 2010
Notebook novo e já está lento?

Diversas pessoas me perguntam: Poxa, comprei esse notebook a X semanas coloquei alguns programinhas e ele está muito lento... O que faço?
Foi pensando nessas pessoas que resolvi criar um ‘‘tutorial” de como eu faço para limpar os notebooks.
Vá em: Start/Control Panel/ Uninstall a program (fica na categoria: Programas)
Uma dica: Para saber quais programas tirar, pesquise no Google, colocando o modelo do seu notebook.
Um conselho: Na primeira vez que fizer isso, tire um a um, reinicie e use um pouco a maquina. Alem disso, certifique-se de que o sistema de restauração do Windows está ativado. Mais a frente veremos como mexer nesse sistema.
Mas você que já está de saco cheio de fazer isso e sabe quais programas quer tirar, baixe o programa PC Decrapifier, no link: http://www.pcdecrapifier.com/
Esse programa simplesmente mostra todos os programas instalados na sua maquina e você seleciona qual deles quer desinstalar, assim ele vai arrancando um a um na ordem, e você só clica nos “ok” depois de tudo. Uma boa mão na roda não é?
2- Dividindo o seu HD:
Essa não é uma recomendação de aumento de desempenho, mas serve para segurança das alterações que viram a seguir.
Vá em: Start/ Computer/ clique com o botão direito sobre “Computer” e selecione Manage e depois Disk Management.
Agora faço o que quiser, mas eu aconselho a diminuir o volume do drive C:, criar outro drive , para guardar dados, fotos, músicas e etc..., assim quando aplicar a restauração do Windows, formatar o PC, ou seu sistema der pau, você mantêm todas essas informações... Vale lembrar que isso não serve de Backup, já que as duas cópias estariam na mesma unidade de HD física, ou seja: Se pegar fogo em uma, a outra vai junto...
3- Serviço de Compactação Diferencial remota:
Vá em: Painel de Controle/ Programas e recursos/ Ativar ou desativar recursos do Windows e desmarque Compactação Diferencial Remota
4- Desligue a Desfragmentação automática de disco:
Clique com botão direito sobre o Drive C:/ Ferramentas/ Desfragmentar agora e desmarque a opção executar seguindo um agendamento.
5- Desabilite o User Acess Control:
Isso mesmo, essa é aquela coisa chata do Windows vista ou seven que fica apitando toda vez que você vai mexer na configuração do sistema. Certamente você já se perguntou como tirava aquela porcaria, então vai:
Painel de controle/ contas de usuários/ Ativar ou desativar controle de conta de usuário/ e desmarque utilizar o controle de conta do usuário para ajudar a proteger o computador
Digite msconfig na pesquisa do iniciar, abra o programa, vá à aba Startup e desmarque TUDO, deixe só seu antivírus.
7- Desabilitar essa baitiolagem toda do Win Aero:
Digite sysdm.cpl na pesquisa do iniciar, abra o programa, vá em settings na seção desempenho. Na aba visual effects selecione custom e desmarque tudo, deixe apenas as 4 ultimas opções.
Vá em: painel de controle/sistema/ proteção do sistema/ desmarque o drive do sistema principal.
E por fim esta ultima dica não é para aumentar o desempenho do sistema, mas deixa o Windows mais profissional.
Quantas vezes você ligou o computador na sala de aula, ou no trabalho e o Windows entra com aquele som agradável na altura máxima, fazendo com que todos da sala olhem para você...
Certa vez, no estágio, essa situação ocorreu comigo, havia 10 pessoas na sala. Rapidamente fim o que qualquer um teria feito. Você olha pra baixo e tenta abaixar o som e finge que não foi o seu...rsrsrs..
Logo depois, ouço da mesa no fundo da sala um engenheiro “sênior” dizendo: - Escandaloso o menino em! E então o escritório inteiro vem abaixo em gargalhadas.
9- Desabilitando os sons de Exit, Logoff, Logon e start navigation:
Digite mmsys.cpl na pesquisa do iniciar, abra o programa, na aba sounds e selecione No sounds – ou (nome) para algumas versões do Windows - para Exit Windows, Windows Logoff, Windows Logon e Star Navigation.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Os Mercenários
