sábado, 3 de abril de 2010

Notebook novo e já está lento?


Diversas pessoas me perguntam: Poxa, comprei esse notebook a X semanas coloquei alguns programinhas e ele está muito lento... O que faço?

Foi pensando nessas pessoas que resolvi criar um ‘‘tutorial” de como eu faço para limpar os notebooks.


Leia Mais...

Antes de iniciar, queria deixar claro, que tudo que aprendi sobre este assunto foi perguntando em fóruns de informática, e nesses fóruns os participantes realmente tem a maior boa vontade em ajudar os novatos e tirar dúvidas, assim para quem quer r mais a fundo, realmente vale a pena se registrar em um fórum e participar dos debates. Mas é sempre bom lembrar que como participantes dos fóruns, devemos contribuir também e ajudar.

Agora chega de firula e vamos ao que interessa:

Seu PC saiu da caixa. A primeira ação deve ser cuidar da parte mais sensível do seu notebook: A BATERIA, sendo assim, olhe no manual o que o fabricante recomenda fazer. Mas via de regra, use-o somente na bateria até acabar a carga e depois de uma carga de 12 hrs, de preferência sem usar o note. Mas vou deixar as recomendações de uso de bateria para outro post.

Agora sim, lá vamos nós.

1- Limpando aquela penca de programinhas que você nunca vai usar:

Vá em: Start/Control Panel/ Uninstall a program (fica na categoria: Programas)

Aqui poderá ver todos os programas instalados na maquina, e vá arrancando tudo que achar desnecessário.

Uma dica: Para saber quais programas tirar, pesquise no Google, colocando o modelo do seu notebook.

Um conselho: Na primeira vez que fizer isso, tire um a um, reinicie e use um pouco a maquina. Alem disso, certifique-se de que o sistema de restauração do Windows está ativado. Mais a frente veremos como mexer nesse sistema.

Mas você que já está de saco cheio de fazer isso e sabe quais programas quer tirar, baixe o programa PC Decrapifier, no link: http://www.pcdecrapifier.com/

Esse programa simplesmente mostra todos os programas instalados na sua maquina e você seleciona qual deles quer desinstalar, assim ele vai arrancando um a um na ordem, e você só clica nos “ok” depois de tudo. Uma boa mão na roda não é?


2- Dividindo o seu HD:

Essa não é uma recomendação de aumento de desempenho, mas serve para segurança das alterações que viram a seguir.

Vá em: Start/ Computer/ clique com o botão direito sobre “Computer” e selecione Manage e depois Disk Management.

Agora faço o que quiser, mas eu aconselho a diminuir o volume do drive C:, criar outro drive , para guardar dados, fotos, músicas e etc..., assim quando aplicar a restauração do Windows, formatar o PC, ou seu sistema der pau, você mantêm todas essas informações... Vale lembrar que isso não serve de Backup, já que as duas cópias estariam na mesma unidade de HD física, ou seja: Se pegar fogo em uma, a outra vai junto...

3- Serviço de Compactação Diferencial remota:

Vá em: Painel de Controle/ Programas e recursos/ Ativar ou desativar recursos do Windows e desmarque Compactação Diferencial Remota

4- Desligue a Desfragmentação automática de disco:

Clique com botão direito sobre o Drive C:/ Ferramentas/ Desfragmentar agora e desmarque a opção executar seguindo um agendamento.

5- Desabilite o User Acess Control:

Isso mesmo, essa é aquela coisa chata do Windows vista ou seven que fica apitando toda vez que você vai mexer na configuração do sistema. Certamente você já se perguntou como tirava aquela porcaria, então vai:

Painel de controle/ contas de usuários/ Ativar ou desativar controle de conta de usuário/ e desmarque utilizar o controle de conta do usuário para ajudar a proteger o computador

6- Desabilitar programas de Startup do Windows:

Digite msconfig na pesquisa do iniciar, abra o programa, vá à aba Startup e desmarque TUDO, deixe só seu antivírus.

7- Desabilitar essa baitiolagem toda do Win Aero:

Digite sysdm.cpl na pesquisa do iniciar, abra o programa, vá em settings na seção desempenho. Na aba visual effects selecione custom e desmarque tudo, deixe apenas as 4 ultimas opções.

Com essas mudanças, sentirá uma diferença drástica de desempenho do seu notebook, alguns tutoriais aconselham a tirar o serviço de restauração do Windows, mas depois de algumas experiências pouco agradáveis, prefiro deixar ele trabalhando na dele. E não sinto tanta diferença assim no desempenho.

8- Sistema de Restauração do Windows: (Não execute esse passo se não tiver certeza do que está fazendo)

O sistema de restauração do Windows é responsável por criar alguns apontadores para caso o seu sistema venha a falecer ele possa retornar a condição anterior mais facilmente.

Vá em: painel de controle/sistema/ proteção do sistema/ desmarque o drive do sistema principal.

E por fim esta ultima dica não é para aumentar o desempenho do sistema, mas deixa o Windows mais profissional.

Quantas vezes você ligou o computador na sala de aula, ou no trabalho e o Windows entra com aquele som agradável na altura máxima, fazendo com que todos da sala olhem para você...

Certa vez, no estágio, essa situação ocorreu comigo, havia 10 pessoas na sala. Rapidamente fim o que qualquer um teria feito. Você olha pra baixo e tenta abaixar o som e finge que não foi o seu...rsrsrs..

Logo depois, ouço da mesa no fundo da sala um engenheiro “sênior” dizendo: - Escandaloso o menino em! E então o escritório inteiro vem abaixo em gargalhadas.

9- Desabilitando os sons de Exit, Logoff, Logon e start navigation:

Digite mmsys.cpl na pesquisa do iniciar, abra o programa, na aba sounds e selecione No sounds – ou (nome) para algumas versões do Windows - para Exit Windows, Windows Logoff, Windows Logon e Star Navigation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário